Magui Guimaraes

Inteligência 5.0

Em tempos de complexidade e imprevisibilidade, como imaginar o futuro da raça humana?  Qual a característica que agrega a diversidade de todas expressões humanas nas dimensões de corpo, mente, emoções e valores?  Como conversar com as diferenças individuais e idiossincrasias, onde cada um é único, original e irrepetível?

Fabricar hipóteses para um mundo de incertezas, é um jogo de resultado indefinido.

Se antigamente o valor para conquistar a empregabilidade era o conhecimento cognitivo, lógico, matemático, hoje a exigência se expande para áreas de percepção além da lógica, na capacidade de conexão com o desconhecido, instável, improvável e inimaginável.

Neste cenário o novo conceito da INTELIGÊNCIA 5.0 pode representar o conjunto das inteligências: corporal, cognitiva, emocional e espiritual juntas, exercendo a capacidade de ler todos os cenários e discernir qual alternativa mais útil, em cada caso particular e único.

A INTELIGÊNCIA 5.0 abre a possibilidade de encontrar uma nova ordem sutil que possibilita entender com clareza todas as interferências e quais intervenções que farão a diferença para alcançar o que está predestinado a alcançar.  Enxergar além dos limites, requer descobrir como se organizam as energias onde nada é explicito e tudo é incomum.

O Primeiro campo a ser explorado é o corporal, ambiente laboratorial que recebe as reações dos vários estímulos da realidade através das cinco entradas do corpo que chamamos de cinco sentidos, funcionando no máximo do refinamento da percepção visual (imagem), auditiva (som)  e cinestésica (paladar, olfato e tato) para fazer um processamento mental mais rico de detalhes e alternativas.

                O segundo campo de estudo é o pensamento que se processa, após passar pela peneira dos filtros perceptivos, fazendo a seleção de dados através das distorções, omissões e generalizações.   Os filtros perceptivos são como as impressões digitais, ou seja cada ser humano, não capta a realidade qual ela é em si mesma, e sim aquilo que os filtros deixam entrar no sistema.  O pensamento é o resultado de dados selecionados após a omissão, distorção e generalização utilizados para criação de padrões mentais únicos e específicos.  Esta é a razão pela qual, cada ser humano tem uma percepção própria e única, que ratifica o dito popular “cada cabeça uma sentença”

O terceiro campo de experiências, é ainda mais complexo porque cada padrão mental dispara, no sistema nervoso, substâncias proteicas responsáveis pela experiência das emoções, as quais se não estiverem na medida certa para cada situação e ambiente, pode levar a consequências desastrosas. Um dos processos educativos mais importantes é dominar as emoções para que elas contribuam com o crescimento e felicidade humana.

O quarto campo é o mais sutil de todos pois envolve os valores humanos, que embora abstratos e invisíveis, determinam o grau de evolução de cada indivíduo, iniciando com os instintos animais, que através das experiências são refinados e, culminam na compreensão e posterior vivência das leis espirituais, ou seja forças etéreas e poderosas que regem a vida.

São os valores que formam a visão de mundo e definem as ações. Os valores egoísmo, ambição, individualismo e outros “ismos” disparam guerras, e o valor    fraternidade dispara o senso de coletividade, respeito pela diversidade e inclusão.

Unindo os quatro campos temos constituída a quinta inteligência, condição de elevado discernimento, a ser conquistado individualmente, passo a passo, por cada ser em seu processo educacional de autodesenvolvimento.   Alguns seres estacionam e se arrastam em de níveis rasos, resquícios do cérebro reptiliano.     Outras criaturas humanas conseguem transitar no campo dos valores nobres, e se aproximam do Criador, obtendo as respostas dos mistérios e, realizam grandes feitos em beneficio da humanidade.

É oportuno acreditar que o propósito da quinta inteligência, é aprender a transitar em todos os campos da jornada humana, desenvolver energias sutis capazes de despertar os valores imprescindíveis para tomar as melhores decisões que trazem um sentido elevado nas áreas de atuação pessoal e profissional.

No campo dos valores sutis, também denominado valores espirituais, é possível desenvolver a plasticidade corporal, mental, emocional que integrados aos valores nobres, tornam possível o sonho da realização humana, sendo o herói de si, atravessando com maestria os dragões do cotidiano.

Magui Guimarães

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?