Alguma vez teve a sensação de ser dominado por emoções irracionais, e de se deixar levar por emoções negativas, que no futuro vai se arrepender?
Em circunstâncias adversas, somos desafiados, e temos reações intempestivas, que nos causam vergonha, e o pior, é que diminuímos o respeito próprio, criando um conflito interno entre a pessoa que quero ser, da pessoa que realmente sou. A ignorância de não saber as verdadeiras razões que causam os comportamentos indesejáveis, é o início das doenças psicossomáticas.
Como quebrar esta impulsividade, e não se deixar levar pelo automatismo? A solução é compreender que todo processo de mudança, inicia na mente, na raiz do pensamento. A técnica mais eficiente da PNL, é primeiramente, aprender a observar para descobrir qual o gatilho que dispara a reação?
A observação impessoal, sem críticas, é o início do processo de cura que começa pela aceitação dos impulsos internos, resquícios do cérebro reptiliano que quer “fugir ou atacar”. Além dos instintos animais, temos também sementes de potenciais mais refinados, de sentimentos elevados que podem ser resgatados.
Dentro de nós existem várias forças cada uma puxando para um lado, ou seja os desejos ocultos do ego que é vaidoso e orgulhoso, e outro lado que é o caridoso, simples e humilde. Qual o lado que irá vencer? É aquele que estiver recebendo mais alimento. Dessa forma, a capacidade de observar imparcialmente, sem crítica, traz a luz da consciência que irá alimentar o lado que visa a harmonia e o bem comum.