Magui Guimaraes

A imaginação Divina

O homem se envaidece do desenvolvimento tecnológico, pela criatividade em combinar materiais existentes e trazer soluções de rapidez de cálculos e aplicativos informativos que facilitam encontrar lugares, acessar dados e tantas outras novidades inventadas pela inteligência artificial.  Tudo o que inventamos e vamos inventar ainda, é com matéria retirada da natureza, essa maravilhosa invenção criada do nada. Como assim? Como do nada pode vir tudo de mais vital como: o ar que respiramos, a água, a terra, o fogo interagindo em um ecossistema perfeito, dentro de um equilíbrio e funcionamento que assistimos todos os dias com o nascer do sol, criteriosamente no mesmo tempo.

Somos meros espectadores de fenômenos impossíveis de serem replicados pela inteligência artificial, haja vista que não há como criar um átomo de hidrogênio e nem há máquina que realize a fotossíntese apenas com a luz solar.  Na natureza já existe tudo e apenas fazemos réplicas tacanhas da rosa, da borboleta, e tudo mais expressando admirável beleza. Assim, diante de tanta inteligência, nossas invenções são vergonhosas. Combinar materiais está aquém de criar do nada.

No entanto a mente limitada para compreender tais mistérios, é ilimitada para imaginar, o que nos torna superiores aos outros reinos.   Quando o Inominável que nominamos de Deus, nos deu a imaginação que alimenta a fé em algo que nunca se viu mas podemos imaginar, essa fé imaginada é capaz de mover montanhas.

“Além da Imaginação” era o nome de um seriado da minha infância que me ajudou a brincar de imaginar, de sonhar. Que tal imaginar como contribuir com a vida? Que tal imaginar quais as leis que regem a natureza e o universo infinito com toda a sua beleza e precisão?

Como usar a imaginação para estender nossa visão de mundo? Como fazer parte ativa dessa jornada da Vida? Sócrates dizia que nossa identidade está no horizonte. Acho que foi uma forma poética de dizer da necessidade de desenhar a vida atuação no mundo, e caminhar juntos, conforme suas leis e princípios. Quando falo em desenhar a identidade humana é usar o traço da imaginação criar no horizonte na mente os comportamentos, pensamentos, e sentimentos que nos define como seres humanos? Cada ação, sentimento e pensamento possa um valor sublime que esteja no âmago do universo, escrito nos céus, e revelar em cada simples ação do dia-a-dia, a pureza oculta no coração das estrelas.

(*) Saiba mais participando da live no dia 12 de abril às 19h30 no Canal da Magui no Youtube

Siga o canal e ative o sininho para a live.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?