Magui Guimaraes

A sua mente é o seu médico

O neurônio é uma célula que obedece comandos linguísticos originários do pensamento, de tal forma que se uma pessoa recebe imagens e sons de um filme de terror, o organismo irá dispara neurotransmissores que ativam a  sensação de medo,  mesmo que a pessoa tenha passado no caixa para comprar o ingresso do filme, e que são atores maquiados vivendo um personagem. No entanto o neurônio estimulado pelas imagens, lança adrenalina no sangue ao se sentir ameaçado com a cena do vampiro na jugular da mocinha indefesa. Assim funciona o sistema nervoso, disparando sensações de acordo com as imagens captadas pelos olhos ou criadas pela mente que a própria pessoa escolhe.

Cada um pode criar a mentira que está acostumado, ou que aprendeu e que quer acreditar.  O perigo é quando a pessoa alimenta imagens que trazem sofrimento, frustração, baixa estima.  A boa notícia é que existe a opção de usar a imaginação criativa para trazer imagens cujo efeito é benéfico saúde mental, emocional e física.

A mente é rica de possibilidade desde que utilizada inteligentemente.  Decidir acreditar em mentiras para sentir sensações de medo, suspense, sensualidade é uma opção de entretenimento, porém é preciso distinguir conscientemente as mentiras que podem instalar doenças através do diálogo interno depreciativo com frases: “Eu não presto”, “Ninguém gosta de mim”, “Não consigo aprender”, “Sou fraco” que afetam a imunidade negativamente.

Para poder discernir a verdade sobre você, é possível instalar na mente um aplicado do OBSERVADOR IMPARCIAL que vamos denominar de SUPRA CONSCIÊNCIA  que presencia os fatos como apenas fatos agradáveis ou desagradáveis da sua vida, mas que não são fixos, não fazem parte da sua verdadeira identidade e sim situações passageiras.

Tem pessoas que entram no trem fantasma já predispostas a sentir medo, mas isso é um faz de conta, são bonecos pintados. Dependendo do que a pessoa acredita, ela pode gritar de pavor ou rir da diversão. As reações no organismo são diferentes dependendo do que a pessoa acredita.

É preciso aprender a treinar a mente a ser seu MÉDICO. Pensar na recuperação do corpo como um processo normal da vida de reestabelecer o equilíbrio. Tudo o que tem vida tem uma a força de recuperação, resiliência, reconstrução, restauração e renascimento. A mente é um instrumento que precisa de treinamento para elaborar imagens que tornem factível a cura para uma vida saudável, com qualidade e bem-estar.

Se durante o seu dia, acontecem as pressões psicológicas, os inconvenientes, os fatos desagradáveis, as decepções e frustações são vivências normais humanas, agora você não pode é deixar que elas façam um ninho na sua cabeça.  Ë preciso vivenciar o momento, e gerenciar os efeitos no corpo, acreditando que são acontecimentos externos passageiros, para se ter um aprendizado.

Com mente ativa, esperta e desperta, a pessoa pode escolher os efeitos que as adversidades externas podem causar internamente.  A mente pode ressignificar os fatos, por exemplo, uma febre não é algo inconveniente, e sim a maravilhosa capacidade do corpo de defender o organismo e expulsar os invasores.  Afinal, o que não nos mata, nos fortalece.  Até os fatos desagradáveis são estímulos para manifestar a força e o poder de superação.

Não somos capazes de escolher o que nos acontece, mas somos gestores dos efeitos, e temos o domínio de nossas reações.  Fora tudo pode parecer caótico, mas dentro somos os donos do pedaço. Podemos reforçar as crenças fortalecedoras do tipo:  “A vida que perpassa pelo meu corpo, traz em si, a capacidade da auto cura”.   Onde a mente  coloca o foco, é o que cresce, seja doença, ou saúde.

Acreditar na força da vida, é estar predestinado a viver com tudo que a vida pode nos oferecer, alimentando os neurônios com imagens e estímulos que gerem harmonia.   No ato de respirar podemos imaginar que a cada inspiração, estamos levando saúde para o corpo e, a cada expiração estamos colocando para fora a doença. Essa é a diferença entre quem adoece frequentemente, e aquele que é resistente e saudável. Sua mente é seu médico. Magui Guimarães

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?