Magui Guimaraes

A importância da espiritualidade na saúde

Qual a explicação da diferença entre alguns organismos saudáveis e outros propensos a adoecer.   Tem pessoas que dependem de remédio e para onde vão levam uma farmácia ambulante, na possibilidade de adoecer. Outros são o próprio remédio.  A explicação está, nas diferentes maneiras de pensar, em um estilo de vida orientado para doenças e outro orientado para cura.

O poder de imaginação da mente é o mesmo, quer para produzir doenças ou saúde. Embora existam doenças hereditárias, e o desgaste natural dos órgãos, a causa rainha da produção de doenças é a psique ao imaginar o pior, sempre vaticinando que algo ruim vai acontecer do tipo, “vai chover”, “Sinto que vou pegar uma gripe”, “A doença é mais forte que eu”, “Sempre me dou mal”,  linguagem destrutiva enfraquecendo a estima e o sistema imunológico, permitindo a entrada de vírus, proliferação de bactérias que se alastram com facilidade.

As pessoas se concentram em cuidados excessivos com o corpo, e esquecem da profilaxia mental, da seleção de pensamentos inteligentes, da escolha dos valores nobres, da geração de ideias criativas e da importância de alimentar a alma e o espírito com sentimentos elevados.    Esquecem que a nutrição espiritual é a parte mais importante e tem um impacto positivo na matéria, gerando mais benefícios do que a química dos remédios alopatas.

A evolução do ser humano começa pela parte mais sutil e impacta na menos sutil,  estabelecendo uma ordem natural no funcionamento do organismo, já que este corpo saudável será veículo do cumprimento da missão maior em consonância com plano divino.  É visível nas pessoas que prestam um serviço ao outro, a presença de viço, exuberância, disposição, juventude, alegria e um brilho no olho que revela a energia vital de uma fonte inesgotável.

As disfunções no corpo são resultados de um estilo de vida competitivo, individualista, egoísta, conflituoso, exigente, inquieto, ambicioso, e tudo o mais relacionado com o desamor, geram uma descarga de adrenalina e cortisol que envelhecem e intoxicam o organismo.          O desconhecimento dos benefícios das leis espirituais, leva os doentes de alma, a tomar remédios para entorpecer os sintomas do corpo, mas a verdadeira cura, acontece ao elevar os sentimentos de gratidão e amor.

Pesquisas médicas comprovam que a prática das virtudes, a vivência do amor incondicional são imunizantes e entregam para o corpo a ocitocina, responsável pela sensação de bem-estar.

Junto ao estilo de vida saudável também pode ser adicionado um sistema de crenças flexível, mais tolerante, que favoreça a compreensão, e traga a sensação de ser merecedor à vida, e capaz de vencer as adversidades. Todos estes estímulos ligados a qualidade do pensamento,  fortalecem a imunidade do corpo, e criam uma identidade blindada que não permite nada menos do que o melhor que pode ser.

A mente precisa estar ALERTA para evitar que os acontecimentos externos, não venham abalar o senso de valor interno que deve permanecer positivo, independe dos fatos desabonadores.  Tudo o que lhe acontece seja agradável ou desagradável, é para aumentar sua resistência, sua capacidade de reestabelecer o equilíbrio, criando anticorpos de defesa contra os invasores.  Acreditar na resiliência, na capacidade de manter a  saúde, gera um corpo sadio, disposto a prestar um serviço ao outro, razão de ser da existência humana.  Magui Guimarães

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?