Embora seja um assunto atual, a espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade. Enquanto a inteligência Intelectual permite analisar “O que?” aconteceu e quais os limites da situação, a inteligência emocional decide o que é permitido sentir, “COMO” eu vou reagir? à situação. Porém a Inteligência Espiritual é mais abrangente, pois vai além das análises intelectuais e sensações emocionais, e encontra um sentido no acontecimento, perguntando “Para que?” a situação limite se apresenta e como lidar da forma mais adequada segundo uma finalidade evolutiva.
Dra. DanaZohar, física e filósofa americana, da Universidade de Oxford no seu livro QS – Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta, na necessidade de encontrar um significado para a vida. Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
- Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
- São levadas por valores. São idealistas
- Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade para o crescimento
- São holísticas: estão inteiras no todo e nas partes
5.Celebram a diversidade: crescem pela diferença
- Têm independência
- Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
- Têm espontaneidade
9.Têm compaixão
- Perguntam sempre “para que?”
Magui Guimarães irá aprofundar o assunto na Palestra de INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL e estará mais apto a transformar dificuldades em atitudes nobres
“Uma vela não perde a sua chama acendendo outra.”