magui capa site nova

A importância da Imaginação

Asas-da-imaginacao

A mente humana é a única que pode supor imagens futuras, antecipando os acontecimentos. Imaginar é criar no cérebro cenas de fatos já acontecidos no passado ou ainda por acontecer no futuro.

Embora seja um recurso poderoso, o mal uso desse poder pode fazer com que a mente faça imagens catastróficas afetando a saúde mental e até física de uma pessoa.

O cérebro é uma máquina que responde aos estímulos ativados, por exemplo: ao imaginar esfregando um limão na língua, mesmo que não aconteça fisicamente, a salivação será produzida pelo organismo.

Desta forma a imaginação pode fazer uma pessoa acreditar que não irá conseguir falar em público por exemplo, ou conseguir superar um desafio.

O contrário também é verdadeiro. Quando uma pessoa faz cenas se comportando de uma forma segura e tranquila diante de uma platéia, todas as células nervosas irão fazer sinapses neurais coerentes com a cena projetada pela mente.

No cérebro humano a realidade, acontece duas vezes, primeiro na mente e depois se manifesta no mundo. Por esta razão Einstein usava a imaginação para escrever suas teorias. Primeiro as imaginava e depois usava os números para provar sua imaginação.

Qualquer pessoa pode escolher o estado que deseja para uma determinada situação e imaginar desde o posicionamento do corpo até a maneira de como respira.   Esta é a função do ensaio feito pelo artista antes do show.

Longe de desconsiderar as adversidades externas, elas podem ser subdimensionadas quando a imaginação está focada em como superá-las. O organismo reage de forma mais satisfatória quando a mente resolve imaginar as diversas alternativas de solução favoráveis.

Assim pode-se deduzir de que as derrotas ou os êxitos são frutos de uma fabricação mental dependendo da imagem formada. Quando na cena mental, a pessoa desenha as adversidades maiores do que as possibilidades de sucesso, a fraqueza se alastra por todo o organismo. Por outro lado quando se é capaz de elaborar uma imagem onde as possibilidades de sucesso são maiores, há uma reunião de forças da psiquê para concretizar o objetivo almejado.

Na elaboração de qualquer projeto, pode-se escolher, antecipadamente , como a mente irá pensar a respeito dele, e desenvolver a capacidade de gerar os estados internos fortalecedores, a fim de fazer com que a mente não trabalhe contra e sim, a favor de si mesmo.

A mente bem disciplinada é uma excelente aliada na realização de projetos pessoais e profissionais. Tudo o que se pode imaginar, é capaz de ser realizado. Dê asas a sua imaginação mas antes mostre o caminho por onde ela deve voar.

Magui Guimarães